Foi o primeiro arquiteto a estudar com profundidade a
arquitetura antiga buscando medir monumentos rigorosamente e procurando métodos
para transpor as relações métricas para o papel
Através de seus estudos desenvolveu a perspectiva linear,
que consiste num processo geométrico de projetar o espaço numa superfície
plana. Sua principal característica é o ponto de fuga, para onde seguem séries
de linhas paralelas. Essa descoberta de Brunelleschi foi mais científica que
artística e ganhou grande importância entre os artistas, pois era objetiva e
racional. A perspectiva matemática tornou possível a representação de um espaço
tridimensional numa superfície plana, fazendo com que todas as medidas
permanecessem medíveis. Assim, tornava-se possível reconstruir a planta de um
edifício a partir do seu desenho em perspectiva.
Por meio de seus estudos e utilizando-se de criatividade e
destreza, Brunelleschi combinou os elementos clássicos sem quebrar o ritmo,
introduzindo um novo tipo de abóbada cuja superfície curva era formada pela
parte superior de uma cúpula de raio igual a metade da diagonal do
compartimento quadrado na qual seria sobreposta. Seus arcos assentavam sobre
colunas nas paredes externas evidenciando os contornos ou juntas das unidades.
Evitando as arestas e nervuras, Brunelleschi criou uma abóbada “de uma só peça”
simples e geometricamente regular que fez de cada trama, uma unidade distinta.
Com o ressurgimento das formas e proporções clássicas, Brunelleschi transformou
a linguagem arquitetônica da época num sistema estável, preciso e baseado em
estudos científicos.
Brunelleschi fez seu aprendizado como ourives, porém, foi
atraído pela arquitetura, tornando-se engenheiro e projetista de edifícios. Em
sua arquitetura existem diferenças entre o aspecto da engenharia e a utilização
da ornamentação clássica.
Sua primeira grande obra foi a construção da cúpula da
Catedral de Florença, para qual inventou um sistema de andaimes e um método de
construção com tijolos. O domo da Catedral foi concebido em escala comparada às
ruínas romanas.
Cúpula da Catedral de Florença. Filipo Brunelleschi.
Brunelleschi foi considerado o pai da engenharia moderna
pelas suas descobertas como a perspectiva matemática e pela introdução do
projeto de igrejas em plano central, que substituíram a antiga basílica
medieval. A principal técnica desenvolvida por ele foi a de construir duas
células, uma apoiando a outra, encimadas por uma cúpula estabilizando o
conjunto.
Observando as obras do arquiteto percebemos sua segurança em
incluir elementos clássicos nas edificações, como vemos no Pórtico do Hospital
dos Inocentes, em Florença, onde foram projetados arcos de voltas perfeitas,
esculturas colocadas em espaços definidos entre eles, no centro dos círculos,
formando “medalhões” de forma simples.
Na Capela dos Pazzi, também em Florença, construída entre
1430 e 1444, observamos o típico esquema da fachada que abriga um arco central
de volta perfeita ligando duas seções de colunatas simétricas, apresentadas de
forma monumental. Em seu interior destaca-se a arquitrave interrompida que
apóia as duas abóbadas de berço que suportam a cúpula hemisférica.
O interior da Igreja do Santo Espírito em Florença mostra
perfeitamente os critérios da perspectiva. Suas linhas horizontais convergem
para um único ponto de fuga e as arquitraves contínuas sobre os arcos de volta
perfeita, mantém o sentido geométrico e simétrico, característico da
arquitetura renascentista.
Igreja de Santo Espírito. Florença, Itália.
Assim, o principal objetivo de Brunelleschi era racionalizar
o desenho arquitetônico e para isso utilizou-se do vocabulário padronizado e
regular dos antigos, baseado no círculo e no quadrado. Os principais enfoques
de seus edifícios foram a harmonia e a proporção.
Por: Mirella Teixeira
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