Biografia de Michelangelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, região
toscana, província de Arezzo, na Itália em 06 de Março de 1475. A
família Buonarroti era de uma linhagem nobre, mas em decadência.
Na época do nascimento de Michelangelo, seu pai, Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni era prefeito na província de Caprese.
Seus irmãs eram cinco, todos do sexo masculino, e Michelangelo era o segundo dentre eles.
Quando tinha 6 anos de idade sua mãe faleceu e ele foi entregue aos
cuidados de uma ama de leite onde o pai dela e seu marido trabalhavam
como cortadores de mármore na aldeia florentina de Settignano.
Foi ali em Settignano berço do escultor Michelangelo. O menino cresceu
nesse ambiente, e com este convívio direto com o mármore, ele teve o seu
primeiro contato com o cinzel e o martelo, e pode estudar as diversas
técnicas de escultura. Primeiro na rocha comum, como em um teste e
depois na prova real com o mármore a chamada "pedra da luz" pelos
gregos.
Este ponta pé inicial marcou definitivamente a vida de Michelangelo. Não
era possível voltar atrás, a paixão pela escultura desabrochou e o
resultado disso podemos ver em suas obras que nos encanta até os dias de
hoje. O pai do jovem Michelangelo não concordava com a decisão dele de
ser artista, e, algumas vezes ele foi espancado pelo pai causa da
profissão que ele queria para si porque na família Buonarroti haviam
soldados, porém ele era o primeiro a querer ser artista.
Mas, como era impossível vencer algo que já estava enraizado na vida de
Michelangelo, o pai Lodovico (mesmo à contragosto), finalmente optou por
encaminhá-lo para Florença, de modo a ser aprendiz na oficina de um
pintor, mestre da pintura florentina na época: Domenico Ghirlandaio.
Nesta oficina de Ghirlandaio Michelangelo pode aprender todos os
recursos técnicos do ofício de pintar. Uma sólida técnica em pintura de
afrescos e domínio da arte de desenhar.
Porém as idéias de arte entre o aprendiz e o mestre eram diferentes.
Michelangelo achava a pintura uma arte limitada, ele queria algo de
maior expressão, impacto e monumentalidade. E permaneceu na oficina de
Ghirlandaio brevemente, cerca de um ano.
Na vida de Michelangelo existem algumas especulações no que diz respeito a ele ter saído da oficina de Ghirlandaio.
Dizem que Michelangelo deixou a oficina de Ghirlandaio pelas
divergências sobre artes entre ambos, ou por que Ghirlandaio logo
percebeu que seu aprendiz Michelangelo o superou devido ao seu grande
talento e genialidade.
Outro relato diz que Lorenzo de Médici grande mecenas das artes em
Florença, poeta e também chamado de "o Magnífico", foi ao atelier de
Ghirlandaio procurar aprendizes com aptidão de esculpir. E Lorenzo ficou
encantado com o talento do nosso jovem artista, e o escolheu para
agregar a sua escola como aprendiz de escultor.
Bem, o fato é que Após sair da oficina de Ghirlandaio em 1489,
Michelangelo se encaminha para o Jardim de São Marcos em Florença, a
escola patrocinada por Lorenzo de Médici.
Nos jardins do Convento de São Marcos, Lorenzo mantinha esculturas
gregas, romanas e clássicas que eram modelos para os aprendizes
trabalharem.
Michelangelo morou no palácio dos Médici e lá pode conviver com pintores, filósofos, poetas,escultores,arquitetos e médicos.
Michelangelo se dedicou profundamente ao estudo da obra de grandes
mestres do passado: Giotto, Masaccio, Donatello, e dos escultores gregos
e romanos.
Penetrou nos segredos dos escultores antigos que sabiam representar a
beleza do corpo humano em movimento, com todos os músculos e tendões.
Em pouco tempo dominou tanto o que estudou que não houvesse postura e movimento que ele não pudesse desenhar.
E logo os rumores sobre o artista foram se espalhando, e ele foi
comparado aos antigos mestres da escultura e houve também quem dissesse
que ele os superava.
Seu primeiro trabalho em relevo aos 15 anos de idade foi a "Madonna da escada".
O mármore perdia a dureza e a solidez nas mãos de Michelangelo.
Corpos nus, orgãos e músculos nascem através de suas mãos que martela
com vigor o mármore. Transmitem energia, ganham movimentos que outrora
nenhum outro artista pudesse ou se atrevesse a executar.
Aos 17 anos criou o baixo relevo a "Batalha dos Centauros".
Como a fama de Michelangelo foi propagada além dos muros de Florença, em
Roma foi requisitado por um banqueiro que lhe encomendou "Baco."
E também em Roma o Papa Júlio II (conhecido mais como guerreiro do que
papa) encomenda os serviços de Michelangelo. Primeiro o grandioso
mausóleu dedicado ao Papa e depois o tão admirável teto da Capela
Sistina para que ele o pintasse.
Michelangelo aceitou logo quanto ao criar as esculturas para o mausoléu
de Júlio II, porém quanto a pintar o teto da Capela Sistina não lhe
fazia gosto porque se considerava escultor e não pintor. Dizia ter
nascido para esculpir e não pintar.
Mas, devido as provocações recebidas por Bramante que era o arquiteto
oficial do papa Júlio II , Michelangelo decide pintar o teto da Capela.
O papa e Michelangelo tinham divergências sérias também. O pontíficie
queria saber quando Michelangelo terminaria de pintar o teto da capela e
ele respondia "quando eu terminar!"
Certa vez ele decide abandonar a pintura e o papa lhe dá uns bofetões no rosto.
Mas estas divergências na verdade eram certa admiração que ambos sentiam um pelo outro.
E assim de criação em criação. Da escultura á pintura, dos desenhos
frutos do profundo estudo anatômico com dissecação de cadáveres,
Michelangelo dá vida de forma genial as suas obras.
E dá uma aula no teto da Capela Sistina. Uma aula de anatomia. De perfeição e beleza. É um tesouro de inestimável valor.
Com reconhecimento e fama, Michelangelo trabalhou até o fim da vida.
Deixou obras fantásticas que marcaram para sempre toda a história da
arte, e uma escultura inacabada que viria a ser o seu testamento
"Rondanini". E faleceu aos 89 anos de idade em 18 de Fevereiro de 1574
em Roma.
Foram descobertas também poesias de autoria de Michelangelo, mas ele nunca permitiu a publicação destas.
Para dar uma explicação teórica sobre o ofício de esculpir, ele dizia
que a figura estava presa no mármore e o que ele fazia era libertar ela.
Fazia o esboço no mármore e depois o esculpia, libertando assim a
estátua presa.
Na biografia de Michelangelo existem certas especulações em torno de seu
temperamento, do relacionamento dele com os outros artistas da época, e
até mesmo sobre a sua sexualidade.
O mais importante é que a genialidade de Michelangelo conquista a todos até os dias atuais.
A sua contribuição ao mundo da arte é valiosíssima e ele foi considerado principal expoente do Renascimento.
Por: Maria Raquel Magalhães
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